Estilos

    Os estilos em natação pura são quatro: crawl, bruços, costas e mariposa. No entanto, não existem provas de crawl, existindo em seu lugar as provas de estilo livre. Normalmente os nadadores escolhem efectuar estas provas em crawl por ser o mais rápido dos quatro estilos.

    Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços.

 

bruços

    No estilo bruços, o primeiro a surgir, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, arremessando os dois braços em simultâneo por baixo de água, produzindo um movimento sincronizado com as pernas, em um movimento semelhante ao de uma tesoura. As provas de bruços efetuam-se distâncias de 50m, 100m e 200m.

    No estilo crawl, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.As provas de crawl efetuam-se nas distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

    O estilo de costas é semelhante ao crawl, sendo praticamente uma inversão deste, ficando o atleta com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina. As provas de costas efetuam-se nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

 

    No estilo mariposa, o atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas roda os dois braços ao mesmo tempo para frente por cima da água e produz um movimento sincronizado com as pernas, para cima e para baixo, similar ao movimento da cauda de um golfinho. As provas de mariposa efectuam-se nas distâncias de 50m, 100m e 200m.